A prefeitura municipal de Dom Expedito Lopes-PI, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu dia 18 de maio, o programa de enfrentamento ao abuso e as explorações sexuais de crianças e adolescentes.
A violência contra crianças e adolescentes, “é todo ato ou omissão praticado por pais, parentes ou responsáveis contra as mesmas que, sendo capaz de causar á vítima dor ou dano de natureza física, sexual e / ou psicológico, implica, de um lado, uma transgressão do poder/ dever de proteção do adulto”. O abuso sexual se inicia entre os seis e doze anos.
Como sabemos, o Brasil ocupa o primeiro lugar na América do Sul e segundo no mundo em relação à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. 80% das crianças vítimas de exploração sexual comercial foram vítimas de incestos. 20% á 35% dos agressores sexuais foram abusadas sexualmente. A maioria dos abusadores incestuosos é de famílias desajustadas.
Há vários tipos de violências contra crianças e adolescentes como: A Violência Psicológica, Violência Física, Negligência, Violência Sexual e Exploração Sexual.
Para que algumas dessas violências não venham acontecer no seu lar, com seus filhos é preciso que os pais fiquem em alerta, para com seus filhos, é preciso orientá-los para não aceitar presentes de estranhos, qualquer tipo de relacionamentos com estranhos, procurar, a saber, mais sobre a vida do seu filho, o que ele faz, aonde vai e quem são os adultos ou adolescentes com quem ele se relaciona. Eduque-os para que nunca venha esconder nada de você.
Matéria: Jusciana Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário